quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Texto colectivo utilizando palavras com o sufixo eiro/eira (PNEP)

Pai Natal…

Escrevi-te uma carta
Mandei-ta pelo carteiro.

Acabou-se a tinta
Fui comprar um tinteiro.

Esqueci-me da chave
Deixei-a no chaveiro.

Para me abrir a porta
Falei com o porteiro.

Entrei em casa
Sou muito caseiro

Depois fiz um chá
Na minha chaleira.

Desejei um gelado
Fui à geladeira.

Deu-me a preguiça
Deitei-me na espreguiçadeira

E pensei em ti …

Vou dar-te um conselho
Sou bom conselheiro:

Pai Natal, faz a barba
Vai ao teu barbeiro

Arranja o cabelo
No cabeleireiro

E toma um banho
Na tua banheira

Depois muda de roupa
Tens muita no roupeiro.

Queres ser meu par,
Ser o meu parceiro?

Faz – me companhia
Vem cá, companheiro!

4º H, EB1 Devesinha

3 comentários:

Navegadores das Letras disse...

Olá! Nós somos os vossos amigos do 3.º ano da turma E. O vosso texto está mesmo muito bonito! É maravilhoso brincar com as palavras! Parabéns!!!
Beijinhos de todos nós

*Iola Marina* disse...

Olá meninos e meninos, autores deste magnífico texto! Gostei muito, mesmo muito da vossa criatividade. Brincar com as palavras é divertido e pode resultar em textos muito interessantes como o vosso! Continuem a trabalhar... Feliz Natal! Beijinhos da Professora Iola Marina e dos seus Alunos!

Unknown disse...

olá !
É muito divertido brincar com as palavras !
E imaginar o nosso dia .
E o Pai Natal agora é um vaidoso.